Galeria
Sim, você não leu errado! Quando a procura é por ppra pcmso curitiba aqui com os profissionais especializados da Labortec você receberá eficiência com exames complementares.
DESCUBRA OS DIFERENCIAIS SOBRE PPRA PCMSO CURITIBA
A Labortec canaliza sua energia em oferecer a seus parceiros uma estrutura com equipamentos de última geração e estrutura operacional ampla, tudo para oferecer ppra pcmso curitiba com eficiência.
Ainda tratando-se de ppra pcmso curitiba, sempre deve-se buscar uma empresa que tenha produtos e serviços com ótima qualidade e eficiência, características simples mas que mostram o comprometimento da empresa com seus clientes.
É por tudo isso e muito mais que a Labortec é comprometida quando explanamos o segmento de medicina e segurança do trabalho. Aqui o objetivo é garantir o que há de melhor para fidelizar nossos clientes.
Não perca mais tempo, entre em contato agora mesmo para um atendimento premium sobre ppra pcmso curitiba. Temos profissionais qualificados para gerenciamento da segurança do trabalho e terão o maior prazer em auxiliar com suas dúvidas.
MAIS INFORMAÇÕES INTERESSANTES SOBRE A LABORTEC
Na Labortec você acha o que há de melhor em medicina e segurança do trabalho. É sempre a opção mais confiável, disponibilizando itens como ASO e PPRA com ótima qualidade e excelente custo-benefício.
Seja mais um dos muitos clientes da Labortec, empresa que tem sido apontada de forma positiva no segmento pela seriedade e qualidade que garante a melhor experiência para seus clientes.
Se curtiu esse nosso conteúdo, aproveite e veja também mais conteúdos que vão agregar ainda mais informações para o que está procurando. Veja ainda:
- exame aso
- exame admissional curitiba
- medicina do trabalho curitiba
- gerenciamento de riscos ocupacionais
- empresa de medicina do trabalho
Qual a relação entre PPRA e PCMSO?
O que o PPRA avalia?
Objetivo do PCMSO (NR 7)
O que o PCMSO avalia?
O PPRA deve estabelecer critérios e mecanismos de avaliação da eficácia das medidas de proteção implantadas considerando os dados obtidos nas avaliações realizadas e no controle médico da saúde previsto no PCMSO (NR7).
Consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
Físicos:ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.
Químicos:compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.
Biológicos:bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.
O PCMSO deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais NR. O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos:
- Admissional
- Periódico
- Retorno ao Trabalho
- Mudança de Função
- Demissional
*Dentro desses exames é exigida a avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional, exame físico, mental e exames complementares.
Exame Admissional
Deverá ser realizado antes que o trabalhador assuma suas atividades.
Exame Periódico
Deverá ser feito anualmente, quando menores de 18 (dezoito) anos e maiores de 45 (quarenta e cinco) anos de idade.
Deverá ser feito a cada dois anos, para os trabalhadores entre 18 (dezoito) anos e 45 (quarenta e cinco) anos de idade.
*Para trabalhadores expostos a riscos ou a situações de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional ou para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas, os exames deverão ser repetidos a cada ano ou a intervalos menores.
Exame de Retorno ao Trabalho
Deverá ser feito obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.
Exame de Mudança de Função
Deverá ser feito obrigatoriamente realizada antes da data da mudança.
Exame Demissional
Deverá ser feito até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de:
135 (centro e trinta e cinco) dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR-490 (noventa) dias para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR-4* Ficam desobrigadas de indicar médico coordenador as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro 1 da NR 4, com até 25 (vinte e cinto) empregados e aquelas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro 1 da NR 4, com até 10 (dez) empregados.
*As empresas com mais de 25 (vinte e cinco) empregados e até 50 empregados, enquadradas no grau de risco 1 ou 2, segundo o Quadro 1 da NR 4, poderão estar desobrigadas de indicar médico coordenador em decorrência de negociação coletiva.
*As empresas com mais de 10 (dez) empregados e com até 20 (vinte) empregados, enquadradas no grau de risco 3 ou 4, segundo o Quadro 1 da NR 4, poderão estar desobrigadas de indicar médico do trabalho coordenador em decorrência de negociação coletiva, assistida por profissional do órgão regional competente em segurança e saúde no trabalho.