Segurança e Medicina do Trabalho em Curitiba
41 3029-7433
comercial@labortecconsultoria.com.br

Exame Admissional

O que é o exame admissional?

Exame admissional ou ASO admissional tem a finalidade de atestar que o funcionário que está sendo contratado pela empresa está apto para o trabalho e é obrigatório para todas as empresas que admitem funcionários.

O ASO é um documento que contém:

  • Nome completo do trabalhador, o número de registro de sua identidade e sua função;
  • Riscos ocupacionais específicos existentes, ou a ausência deles, na atividade do empregado, conforme instruções técnicas expedidas pela Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho – SSST;
  • Indicação dos procedimentos médicos a que foi submetido o trabalhador, incluindo os exames complementares e a data em que foram realizados;
  • Nome do médico coordenador, quando houver, com respectivo CRM;
  • Definição de apto ou inapto para a função específica que o trabalhador vai exercer, exerce ou exerceu;
  • Nome do médico encarregado do exame e endereço ou forma de contato;
  • Data e assinatura do médico encarregado do exame e carimbo contendo seu número de inscrição no Conselho Regional de Medicina.

Quais exames devo fazer no exame admissional?

O exame admissional esta ligado diretamente ao PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), ele é composto por avaliação clínica e exames complementares. Os exames requeridos no PCMSO variam de acordo com o risco com o qual o funcionário está exposto, por exemplo:

Funcionário X trabalha em escritório administrativo não está exposto a nenhum risco ambiental (ex: ruído, produtos químicos, agentes biológicos), portanto o PCMSO somente exigirá o exame clínico.

Funcionário Y trabalha em construção civil e está exposto ao risco de trabalho em altura, logo  o PCMSO exigirá que sejam realizados exames compatíveis com o risco que o mesmo está exposto com o objetivo da preservação da saúde deste funcionário.

Há mais algum exame a ser realizado além do exame admissional?

Após o exame admissional o funcionário deverá realizar exames periódicos, sendo o seu período determinado pelo PCMSO. O não cumprimento dos termos da NR7 poderá acarretar em notificações, multas, ações e até interdição da empresa.

Open chat